Embora nosso Pai saiba de antemão o que precisamos, Ele quer que peçamos a Ele. É exatamente essa oração de petição que nos leva ao relacionamento correto com Deus: por um lado, porque nos conscientizamos de quem é o nosso interlocutor; e, por outro lado, porque adotamos a atitude correta em relação a Ele, ou seja, uma atitude de confiança, sabendo que dependemos de Deus e acreditando firmemente que Ele nos ouvirá.
Showing all posts in 3 Minutos para Abbá
BEM-AVENTURADOS OS QUE CREEM SEM TER VISTO
“Bem-aventurados os que não viram, mas creram” (Jo 20,29).
Não é tão fácil para nós, seres humanos, embarcarmos no caminho da fé pura, porque geralmente queremos compreender a realidade por meio dos sentidos. Um mundo com inclinação material tende a aceitar apenas aquilo que é capaz de compreender.
ESTAR SOZINHO COM O PAI
Nosso Pai adora quando, em segredo, falamos com Ele e reservamos um tempo para estar com Ele (cf. Mt 6,6). Nesses momentos, crescem a intimidade, a amizade, a confiança, a sensibilidade para perceber Sua presença… Ali, em segredo, Ele pode facilmente falar ao nosso coração e construir Seu templo sagrado em nós.
Nos Evangelhos, ouvimos repetidas vezes que o Senhor se levantava de manhã cedo para ficar a sós com o Pai (cf. Mc 1,35). Sabemos que ele passou quarenta dias no deserto (Lc 4,1-2).
NOSSA CONFIANÇA
Quando conhecemos um pouco do amor de Deus e compreendemos mais e mais de sua bondade, o desejo de retribuir seu amor aumenta em nós. O Pai quer que o conheçamos, que o honremos e que o amemos. E como podemos fazer isso?
Vamos ouvir a resposta de Deus Pai à Madre Eugênia:
O PARAÍSO SE ABRE
Perdemos muito quando as portas do Paraíso se fecharam para nós! Mesmo que tenhamos nos acostumado a isso e não o percebamos mais com grande dor, é uma profunda miséria na qual o homem foi mergulhado quando caiu em pecado. Mas no fundo de nossas almas ainda há um desejo pelo Paraíso, que pode se tornar um impulso para buscarmos Deus. Nosso Pai nos permite sentir as deficiências desta vida incompleta e, ao mesmo tempo, nos mostra o caminho para a plenitude que Ele quer nos dar. É isso que ele nos diz em sua Mensagem à Madre Eugênia:
O DESEJO DE DEUS
Uma bela flor no coração de nosso Pai é a Sua misericórdia. Com ela, e não com severidade inflexível, Ele quer julgar o mundo. A misericórdia é sua motivação insuperável para estar sempre vigilante e sair sempre de novo em busca dos homens, para que eles possam se abrir ao seu amor. Em sua Mensagem à Madre Eugênia, ele nos diz:
QUE TODOS SEJAM UM
De fato, poderíamos pensar que em todas as partes do mundo que foram abençoadas com a proclamação da fé cristã, bem como nas regiões marcadas pelo judaísmo e naquelas em que as escrituras do Antigo Testamento são conhecidas, Deus deveria ser reconhecido como um Pai amoroso.
