RESTAURA-NOS

Deus dos Exércitos, faze-nos voltar! Faze tua face brilhar, e seremos salvos!” (Sl 79,8) 

 É o povo de Israel que faz esta oração, implorando ao Senhor que mude o seu destino. Eles passam por uma grande aflição, porque repetidamente se afastaram de Deus e lhe foram infiéis, e o nosso Pai permitiu-lhes sentir as consequências: “Tornaste-nos a disputa dos nossos vizinhos, e nossos inimigos caçoam de nós.” (v. 7) 

No entanto – e esse é o ponto crucial – Israel apela para a misericórdia de Deus: “Deus dos Exércitos, volta atrás (…), visita esta vinha.” (v. 15) 

O que aconteceria se os outros povos também se voltassem para Deus? O que aconteceria se as nações e seus representantes se prostrassem diante do Senhor, pedindo-lhe perdão por todos os seus erros e pecados e suplicando-lhe: “Deus dos Exércitos, faze-nos voltar! 

Tudo poderia mudar! Marcar-se-ia um novo começo e o Espírito do Senhor voltaria a iluminar a humanidade. Então o sonho de Eduardo Verástegui, candidato à presidência da República do México, poderia se tornar realidade: 

Sonho com um México que permita que Deus seja o centro de nossa nação“. 

Não precisamos esperar para ver se este grande sonho se tornará realidade; mas desde já, em segredo, podemos pedir perdão a Deus pelas transgressões cometidas no mundo e na Igreja, e oferecer-lhe o nosso amor e fidelidade em reparação. Nosso Pai aceitará isso de bom grado. De fato, em virtude do sangue de seu Filho, perdoa os pecados dos homens se eles se arrependerem e se converterem com sinceridade. 

Se Deus permite certas pragas, Ele, ao mesmo tempo, se vale delas como um apelo urgente à conversão. Mas é necessário tomar consciência de quão errados são muitos dos caminhos percorridos hoje pelo humanidade, afastar-se deles e exclamar: “Nunca mais nos afastaremos de ti; faz-nos viver, e teu nome será invocado.” (v. 19)