O FILHO PRÓDIGO

“Às vezes passo dias e até anos com certas almas, a fim de assegurar-lhes a felicidade eterna. Elas não sabem que estou lá, esperando por elas, que as chamo a cada momento do dia… No entanto, nunca me canso (…). 

Aqui está um exemplo: É uma alma que está prestes a morrer… Essa alma sempre foi para mim como o filho pródigo. 

Eu a enchi de coisas boas, mas ela as desperdiçou, assim como todos os presentes gratuitos de seu amoroso Pai. Além disso, ela me ofendeu gravemente. Eu a esperava, seguia-a por toda parte, concedia-lhe novos favores, como saúde e os bens que eu permitia que ela ganhasse como fruto de seu trabalho, a ponto de ela ter até uma superabundância deles. Às vezes, minha Providência lhe concedia novos favores. Assim, ela vivia em abundância, mas só enxergava através da triste escuridão de seus vícios. Toda a sua vida era um feixe de erros, por causa do pecado mortal habitual. 

Mas meu amor nunca desistiu. Continuei a segui-la; eu a amava e, apesar de suas rejeições, contentava-me em viver pacientemente perto dela, esperando que talvez um dia ela ouvisse meu amor e voltasse para mim, seu Pai e Salvador. 

Finalmente, seu último dia está se aproximando… Eu lhe envio uma doença para que ele possa ser recolhido e voltar para mim, seu Pai. Mas o tempo passa, e aqui está meu pobre filho, com 74 anos, em sua última hora. Como sempre, ainda estou presente e falo com ele com mais bondade do que nunca. Insisto, chamo meus escolhidos para orar por ele, para pedir o perdão que lhe ofereço. Naquele momento, antes de morrer, ele abre os olhos, reconhece seus erros e o quanto se afastou do verdadeiro caminho que leva a mim. Ele recobra os sentidos e, então, em uma voz fraca que ninguém ao seu redor pode ouvir, ele me diz: 

Ó meu Deus, agora vejo quão grande tem sido Vosso amor por mim, e eu o tenho ofendido constantemente com uma vida tão ruim. Nunca pensei em Vós, meu Pai e meu Salvador. A Vós, que vedes todas as coisas: por todo esse mal que vedes em mim e que reconheço em minha confusão, peço agora o Vosso perdão e Vos amo, ó meu Pai e meu Salvador! 

Naquele exato momento ele morreu, e aqui está ele agora, diante de mim. Eu o julgo com o amor de um pai, como ele me chamou. Ele está salvo. Ele terá de permanecer por algum tempo no lugar da expiação e depois será feliz por toda a eternidade. E eu, que durante sua vida estava satisfeito com a esperança de salvá-lo quando ele se arrependesse, agora me alegro ainda mais com minha corte celestial, porque meu desejo de ser seu Pai por toda a eternidade foi realizado”. (Mensagem do Pai à irmã Eugênia Ravasio).