Novena a Deus Pai | Dia 5: “A generosidade de nosso Pai”

A generosidade é um dos traços característicos de Deus. Com grande alegria, ele compartilha conosco sua riqueza imensurável. Ele não quer apenas nos dar vida, mas “vida em abundância” (cf. Jo 10,10). 

Na eternidade, alegria e felicidade sem fim nos aguardam: “Não haverá mais morte, nem luto, nem clamor, nem dor, nem sofrimento” (Ap 21,4). O próprio Deus será nossa recompensa! 

Durante nossa vida terrena, ele nos envia seu Espírito, “que vem em nosso auxílio em nossa fraqueza” e “intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8,26), clamando em nós “Abba, Pai” (cf. Gl 4,6). E o Pai nos dá esse Espírito em abundância! 

De uma maneira especial, reconhecemos a generosidade de Deus em sua prontidão para perdoar pecados. Lembremo-nos de como Jesus perdoou o ladrão arrependido na cruz e lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43). Se invocarmos o Nome de Deus apenas uma vez, de todo o coração, Ele nos salvará. Esse é o nosso Pai! 

Ele aproveita todas as oportunidades para nos encher de Si mesmo e também nos dá a oportunidade de colocar essa generosidade em prática: “Em verdade vos digo que tudo o que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40). Deus jamais se esquecerá de qualquer boa ação que tenhamos praticado, ao mesmo tempo em que esquece e perdoa alegremente nossa culpa, se apenas nos arrependermos e pedirmos perdão. 

Jesus nos diz no Evangelho que “a todo aquele que tem, será dado” (Mt 25,29). Podemos interpretar essa declaração corretamente se a aplicarmos ao amor. Aquele que ama receberá cada vez mais amor, pois o motivo da generosidade do Pai é justamente o amor. Deus quer dar e dar a si mesmo, pois isso corresponde à essência do verdadeiro amor. 

“Dar é o caminho para receber”, exclamou São Francisco de Assis; e Nosso Senhor nos assegurou que “quem perder a sua vida a ganhará” (Mt 10,39). Essas frases também devem ser entendidas sob a perspectiva do amor: quem se doa, respondendo generosamente ao convite de Deus, terá seu coração aberto e ampliado, para que possa aceitar mais e mais do amor de Deus. Quem entregar sua vida a Deus e à humanidade poderá saborear a glória da eternidade já aqui na terra e crescerá cada vez mais no amor. 

Na vida espiritual, também, graças imensuráveis nos aguardam se apenas respondermos generosamente ao convite de Deus para segui-Lo. 

Deus nos introduz nos mistérios de seu Ser e os confia a nós: “Já não vos chamo servos, mas amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (Jo 15,15). Se dermos os passos que o Senhor nos convida a dar para segui-lo, receberemos grandes alegrias já nesta vida (cf. Mt 19,29). 

Nosso Pai nos convida a retribuir Sua generosidade com nossa generosidade, entregando-nos a Ele completamente, seguindo os sussurros do Espírito e buscando descobrir e satisfazer os desejos de Seu coração. Podemos entregar as rédeas de nossa vida completamente em Suas mãos e nos confiar a Ele sem reservas. Então, seremos contagiados por Sua generosidade e ela se tornará parte de nosso ser, tornando-nos generosos com Deus e também com as pessoas. 

 Baixar PDF