DEZ VEZES MAIS ARDOR

“Desde então, você decidiu se afastar de Deus, volte-se e busque-o agora com zelo dez vezes maior.” (Bar 4,28). 

Não é raro acontecer que, deixando-se seduzir pelo tumulto desses tempos confusos, as pessoas comecem a levar uma vida de pecado e, assim, se afastem de nosso Pai divino. Como resultado, elas também não conseguem corresponder adequadamente à sua vocação como pessoas. 

Por outro lado, há também aquelas pessoas que, embora conheçam a fé e se abstenham de pecados graves, nunca se apaixonaram de fato por Deus. Elas também carecem de plenitude e amor verdadeiro, de modo que suas almas não podem brilhar em toda a sua beleza. 

Pela graça de Deus, pode chegar uma hora em que eles encontrem o amor de Deus e seus olhos se abram. Então, o coração confuso ou letárgico desperta. A alma transborda de gratidão pela misericórdia e bondade de Deus e não se cansa de assegurar ao Senhor o seu amor. 

Mas então, talvez, tudo o que você perdeu, tudo o que poderia ter feito em sua vida com a graça de Deus, mas não fez, pode vir à mente… Em vista disso, você pode ser tomado pela tristeza. 

Aqui entra em cena a citação do Livro de Baruc, que se torna uma âncora de esperança para evitar que a alma se afunde na tristeza. Ainda não é tarde demais! Que consolo! 

“Busquem-no com ardor redobrado.” 

Nosso Pai, que nos conhece tão bem, indica uma maneira de compensarmos o que perdemos. Dessa forma, podemos olhar para frente. Cada dia nos dá a oportunidade de servir ao Senhor com grande fervor. A lembrança do tempo em que vivíamos em confusão e indiferença pode até se tornar um espinho que nos estimula a ter mais zelo. 

Com que fervor o apóstolo dos gentios serviu ao Senhor depois de sua conversão; ele que até o havia perseguido em sua fidelidade! 

Converter-se e buscar a Deus com ardor dez vezes maior: essa é a instrução do Senhor para nós, o Espírito Santo nos lembrará!