DEIXE-ME CUIDAR DE TUDO!

“Não se sobrecarreguem ou se sobrecarreguem com preocupações desnecessárias, deixem que eu cuide de tudo! Quero que sejam totalmente puros e sinceros, andando de mãos dadas com o Pai como filhos, sem se preocupar com o que o amanhã trará.” (Palavra interior). 

A despreocupação – que não deve ser confundida com ingenuidade ou falta de responsabilidade – baseia-se na confiança em Deus e dá um brilho especial ao caminho de seguir a Cristo. Muitas vezes, ela anda de mãos dadas com uma certa alegria e serenidade que, mesmo nas situações mais difíceis, não desaparece. 

“Não se preocupem com a vida, pensando no que vão comer, nem com o corpo, pensando no que vão vestir… Olhem para as aves do céu: elas não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros, mas o Pai celestial as alimenta” (Mt 6,25-26). 

O Senhor nos convida a colocar todas as nossas preocupações sobre nossa vida nas mãos de nosso Pai. Ele quer que vivamos seguros em sua bondade paternal e que nos concentremos nela. Portanto, toda a nossa vida está em suas mãos, e não há necessidade de sobrecarregar o futuro com nossas preocupações e medos. Isso significa que devemos abandonar interiormente todas essas preocupações, mas não em uma atitude de resignação, como se não pudéssemos enfrentar as dificuldades, mas com a certeza de que tudo o que surge em nosso caminho já tem uma solução no Coração do Pai. 

Se adquirirmos essa atitude, a pureza e a sinceridade crescerão em nossa vida. Dessa forma, o centro de nosso ser estará voltado para o Senhor. Quanto mais nos colocarmos em Suas mãos, mais permitiremos Sua presença em nós e Seu Espírito será capaz de nos moldar. 

Nossa oração poderia ser: “Meu Pai, é o Senhor quem tem tudo em Suas mãos. É o Senhor, querido Pai, quem sabe o dia de amanhã. Só sei que o Senhor me deu a oportunidade de amá-Lo e de me deixar amar por Ele, e é nisso que quero me concentrar”. 

Se vivermos como o Senhor nos convida a viver, Deus será capaz de remover o espírito de preocupação de nossa alma, de modo que ele não possa nos dominar. Ele nos oferece Sua mão e, com ela, a certeza de Seu amor.  Assim, as sombras escuras da preocupação serão dissipadas e uma serenidade confiante poderá penetrar em nossa vida, brotando da alegria em Deus e tornando real o que o Pai nos aconselha: “Deixe-me cuidar de tudo!”