CRESCIMENTO DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS

“O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.” (Sal 110,4). 

Podemos dizer que vivemos em uma época de crescente esquecimento de Deus. Muitas pessoas se lembram Dele apenas de repente; outras não pensam Nele de forma alguma. Como resultado, elas não estarão cientes de tudo o que o Pai Celestial fez por elas em sua vida e do que Ele continua a fazer por elas dia após dia. 

Alguns até voltam para o paganismo, perdendo cada vez mais o contato com seu Pai divino. Infelizmente, não são apenas aqueles que mal receberam a mensagem do Evangelho; mesmo aqueles que receberam uma sólida formação cristã correm o risco de serem sugados pela espiral do esquecimento de Deus. Quando isso acontece, o significado mais profundo da existência fica obscurecido para eles e não conseguem viver e reconhecer a dimensão transcendente de suas vidas. 

No entanto, nosso Pai quer que nos lembremos Dele e de Suas maravilhas memoráveis. É o Espírito Santo que nos lembra de tudo o que o Senhor disse e fez (Jo 14,26). Assim, Ele se torna para nós um remédio eficaz contra o esquecimento de Deus. Lembremo-nos de como nosso Senhor Jesus Cristo glorificou o Pai e quis que O reconhecêssemos por meio Dele e Lhe déssemos toda a glória. 

O Espírito Santo, o amor entre o Pai e o Filho, nos guardará zelosamente para que não esqueçamos os benefícios de Deus e nos lembrará vividamente do amor do Pai. Dessa forma, Ele também afastará o espírito do mundo que quer tomar o lugar de Deus para fazer com que a lembrança Dele se desvaneça em nós. Devemos estar cientes de que a inclinação de nossa natureza para nos perdermos nas coisas mundanas e superficiais está sempre ativa. Por outro lado, para levar uma vida espiritual regular, precisamos nos disciplinar com a ajuda do Espírito Santo. É isso que mantém viva em nós a lembrança de nosso Pai. 

Assim, sabemos como nos afastar do esquecimento de Deus que domina o mundo e nos tornar mais conscientes da presença abençoada de nosso Pai Celestial. É o nosso Amigo Divino, o Espírito Santo, que sempre nos ajudará, especialmente se Lhe pedirmos.