A VIGILÂNCIA DO AMOR

“O tempo é curto” (Mensagem do Pai para a Irmã Eugênia Ravasio). 

O Pai eterno nos diz que o tempo é curto; o apóstolo Paulo nos exorta a “aproveitar ao máximo o tempo presente” (Ef 5,16). Portanto, não há tempo a perder! 

De fato, cada hora que desperdiçamos com as vaidades e futilidades deste mundo, em vez de dedicá-la ao serviço de nosso Senhor, é uma hora perdida.  

Certamente, a frase de hoje pode ser interpretada em várias dimensões. 

Tanto o mundo quanto cada pessoa receberam um período de tempo limitado, que somente o Pai conhece e determina com exatidão. Portanto, se Ele aponta que o tempo é curto, isso é uma exortação para que façamos nossa parte na obra de Deus sem demora e com toda a nossa força e perseverança. Essas palavras de Jesus no Evangelho de João deixam isso claro para nós: 

“Devemos realizar as obras daquele que me enviou enquanto é dia, porque a noite vem quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9,4). 

As Sagradas Escrituras nos exortam de muitas maneiras a vigiar e esperar sempre pela volta de Cristo, para que estejamos preparados e o Senhor nos encontre trabalhando como operários em Sua vinha. 

As palavras iniciais da meditação de hoje, extraídas da Mensagem do Pai, estão inseridas nesse contexto: 

“O tempo está se esgotando! Gostaria que os homens soubessem o mais rápido possível que eu os amo…” 

A urgência do amor de Deus é que as pessoas o conheçam como ele é e respondam ao seu amor. Só então suas vidas desenvolverão seu significado mais profundo e se tornarão frutíferas. Só então a verdadeira ordem do cosmos será restaurada: O relacionamento amoroso entre o Criador e Sua criatura, o homem, que Ele criou para ser Seu filho. Só então a vigilância necessária, nascida do amor, será despertada para interpretar os sinais dos tempos e não perder tempo.