Festa de Nossa Senhora do Rosário | A grande oração

Na meditação de hoje, gostaria de falar novamente sobre o Santo Rosário, já que neste dia celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário e todo o mês de outubro é frequentemente considerado o “mês do Rosário”. 

O Santo Rosário, também chamado de “saltério da Virgem Maria”, é uma das orações mais conhecidas e amadas da Igreja Católica. Em várias aparições, Nossa Senhora nos pede insistentemente que o rezemos, e há testemunhos extraordinários de sua eficácia. 

É uma oração muito simples e meditativa, que se presta a ser rezada em família, em comunidade ou até mesmo sozinho…. Um dos objetivos do Santo Rosário é que os mistérios de nossa salvação fiquem profundamente enraizados em nosso coração. Pedimos à Mãe do Senhor que, no decorrer das Ave-Marias, ela possa caminhar conosco pelas estações da salvação. 

A repetição frequente da saudação angélica traz à mente, uma e outra vez, o grande evento que ocorreu em Nazaré e atualiza a hora de nossa salvação, na medida em que Deus nos permite reconhecer a escolha de Maria, a quem ela, em nome de todos nós, deu aquela insuperável resposta de amor: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). 

Com essa oração, então, somos introduzidos na história de amor entre Deus e a Virgem Maria, para que nós também possamos aderir cada vez mais à vontade divina. De fato, esse é o grande objetivo para nós, seres humanos: viver em total conformidade com a santa vontade de Deus. 

Também podemos dizer que a “grande oração” do Santo Rosário é uma escola de humildade, pois se a rezarmos de mãos dadas com Nossa Senhora, também adotaremos sua atitude de estar amorosamente à disposição do Senhor, para que Ele a conduza em Seus caminhos. Isso torna a oração do Rosário grande, pois, como nos ensina Santo Agostinho, tornamo-nos grandes quando nos apegamos Àquele que é grande, mas pequenos quando nos apegamos a nós mesmos. Grande é Deus, e Nossa Senhora, em sua humildade, louva essa grandeza e a obra de Deus nela: “A minha alma engrandece o Senhor”. E mais adiante: “O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome” (Lc 1,46.49). 

O Rosário, sendo uma escola de humildade, também mostra sua grande eficácia contra os poderes do Mal, pois são eles que se exaltam em seu orgulho. E como o orgulho fecha o coração para Deus, enquanto a humildade o abre para Sua ação, o Rosário se torna uma arma especial contra os espíritos malignos. Isso também está relacionado ao fato de que essa oração nos une particularmente a Nossa Senhora, que, em sua união mais íntima com Deus, torna-se insuportável para os anjos caídos. Se Maria é “insuportável” para os poderes das trevas, é porque ela pertence a Deus, por causa de seu amor por Ele, por causa de sua profunda humildade…. É por isso que eles fogem na presença da Rainha dos Anjos, assim como fugirão quando nos encontrarem rezando o Santo Rosário em união com ela. 

De todos os pontos de vista, vale a pena não negligenciar a recitação do Santo Rosário, mesmo que nas comunidades religiosas geralmente também rezemos o “grande saltério” na estrutura da Liturgia das Horas. Essa oração não só nos unirá a Nossa Senhora, mas também a todos os inúmeros fiéis que diariamente rezam a Ave-Maria em uníssono com o Arcanjo Gabriel, louvando assim a grandeza de Deus e, ao mesmo tempo, a eleição da Virgem Maria. 

 

NOTA: Como hoje é o sétimo dia do mês, que sempre dedicamos de forma especial ao nosso Pai Celestial, gostaríamos de convidá-lo a ouvir os “3 minutos para Abba”, que é um pequeno impulso que publicamos diariamente para aprofundar o relacionamento de confiança com Deus Pai. Você pode encontrá-los nos links a seguir: 

-Telegram: https://t.me/tresminutosparaabbaBR 

-Facebook: https://www.facebook.com/AmadoPadreCelestial 

-Página web: https://www.amadopadrecelestial.org/3-minutos-para-abba 

Baixar PDF