Vencer o mal com o bem

 

Sab 2,12.17-20 

Os ímpios dizem: “Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”. 

 

 

A malícia cega; a bondade, por outro lado, abre nossos olhos. De fato, se nos deixarmos levar pelas inclinações malignas de nossa natureza decaída, nos tornaremos cegos, incapazes de reconhecer os caminhos de Deus, pois eles nos escravizam e, assim, limitam nosso horizonte de vida. 

Se observarmos a leitura de hoje, veremos que as trevas não toleram a luz, pois seu caminho é o mal. O mal não tolera nada de bom. O mal não é capaz de tolerar nada de bom; as trevas querem ofuscar a luz, engolindo-a e tornando-a parte de si mesmas. A razão para essa rejeição absoluta é o fato de que a luz “traz à luz” as trevas, se me permitem a redundância. 

Nas palavras da leitura de hoje, podemos identificar facilmente a inimizade que o Senhor atraiu sobre Si por parte daqueles que não se convertiam. Tudo o que Ele fazia e dizia era uma acusação a eles e à sua maneira de agir. Assim, a hostilidade deles acabou se transformando em ódio e em um desejo de aniquilação, pois não podiam mais suportar o Justo. 

Como é diferente a reação daqueles que estão a serviço do bem! Eles sabem como lidar de forma diferente com o mal da outra pessoa. Em vez de persegui-lo ou amaldiçoá-lo, eles tentam conquistá-lo para o bem, pelo menos por meio de sua oração. A pessoa boa deseja que a pessoa má se torne boa e está disposta a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que essa transformação aconteça. 

Nessa atitude, encontramos um aspecto essencial de nossa fé cristã: a renúncia à vingança, a renúncia de retribuir o mal com o mal. É uma atitude capaz de suportar a injustiça sem deixar de chamar o mal pelo nome. Se o Espírito de Deus penetrou ainda mais profundamente em um coração, ele pode até mesmo passar a ver aqueles que praticam o mal com outros olhos: começa a sentir compaixão por eles, porque se cegaram para os verdadeiros valores, ficando assim totalmente à mercê de suas más inclinações. Essa compaixão pode aumentar ainda mais se tivermos em vista a perspectiva da eternidade e temermos que essa pessoa possa ser condenada para sempre. E quanto mais se vive na presença de Deus, mais se pode imaginar o horror de uma eternidade longe Dele. 

Essa é uma motivação para interceder pela pessoa iníqua, mantendo a esperança de que um dia ela aceitará a oferta de graça de Deus e não será condenada eternamente. 

Em vista do grau de maldade descrito na leitura de hoje, é preciso coragem para trilhar o caminho do bem até o fim. A fé cristã sempre foi uma fonte de escândalo e continua sendo até hoje. Nos países do Ocidente, que há muito tempo receberam a proclamação do Evangelho, há cada vez menos fé. Infelizmente, a atitude em relação ao cristianismo está se tornando cada vez mais hostil. Primeiro, há indiferença aos valores cristãos; depois, há rejeição a eles; e, por fim, há inimizade contra eles. Nesse ponto, há até mesmo perseguições motivadas pelo ódio. Esse é o resultado do fato de que os próprios perseguidores se afastaram de Deus, como o Livro da Sabedoria diz mais tarde: “Eles não conhecem os segredos de Deus, nem esperam uma recompensa pela virtude, nem valorizam a recompensa de uma vida irrepreensível” (Sab 2,22). 

Nós, como cristãos, devemos enfrentar a progressiva alienação de Deus no mundo com um relacionamento mais profundo e mais próximo com Ele. Devemos enfrentar nossos inimigos com um amor ainda maior, como o Senhor nos ensinou. Ele mesmo destruiu a inimizade! Essa é a medida pela qual devemos ser governados. Se meditarmos na vida de nosso Senhor, veremos que Ele mesmo colocou em prática tudo o que nos ensinou. 

Em meio às trevas deste mundo, Deus envia seu próprio Filho como uma oferta de graça. O Senhor enfrenta a hostilidade e a maldade dos homens com auto-sacrifício e perdão. Sempre temos a ferramenta da oração para interceder por aqueles que não querem ouvir. Deus faz todo o possível para vencer a inimizade e erradicá-la, transformando o coração maligno. 

Mas a parte do homem é a decisão de aceitar a graça para se afastar de sua maldade. 

Baixar PDF