O PREÇO DO AMOR

“A luz de Deus afasta todas as trevas, de tal forma que até mesmo o menor pensamento errado que você tenha o prejudicará.” (Palavra interior).  

A luz do Senhor não conhece escuridão ou sombra. Ela penetra em tudo. Esse também deve ser o caso em nossa alma. Pela fé, sabemos que só podemos entrar na visão beatífica depois de termos sido purificados até mesmo da menor mancha. 

Se permitirmos que o amor de nosso Pai penetre profundamente em nós, a purificação de nossa alma pode começar já aqui, durante nossa vida terrena, e tornar-se muito sutil. De fato, recebemos no batismo os dons do Espírito Santo. O dom do temor de Deus nos leva a evitar qualquer coisa que possa ofender nosso Pai. Assim, ficamos muito atentos ao que dizemos e fazemos, tanto em relação a Deus quanto ao nosso próximo. 

À medida que nos aprofundamos na escola interior do Espírito Santo, Ele nos ensina a prestar cada vez mais atenção em nossos pensamentos e a não simplesmente dar-lhes rédea solta. Esse é um primeiro passo indispensável para recuperarmos um certo domínio sobre nós mesmos e decidirmos a quais pensamentos damos espaço e a quais não damos. 

Assim, o amor nos torna cada vez mais sensíveis e delicados, e começa a nos machucar o fato de nem sempre louvarmos e glorificarmos o Senhor com nossos pensamentos e de nem sempre seguirmos em frente com simplicidade e gratidão em nosso caminho. 

Nosso amor pelo Senhor se acende cada vez mais, e lamentamos todo pensamento maligno que surge em nosso coração. Então o apresentamos ao Espírito Santo, e nosso Amigo Divino se encarrega de afastar ou dissipar esses pensamentos e, em vez deles, Sua luz encontra cada vez mais espaço em nosso coração. 

Quanto mais estivermos cheios de amor, mais até o menor pensamento distorcido nos machucará. Esse é o preço do amor! Mas, nesse caminho, nós nos purificamos cada vez mais, e nosso Pai Celestial terá grande prazer nisso.