Festa de Deus Pai

Por meio das meditações dos últimos dias, tivemos a oportunidade de encontrar Deus, o Pai, mais de perto. Às vezes, experiências negativas que tivemos em nossa vida nos impedem de reconhecer a verdadeira imagem de Deus, por exemplo, se o relacionamento com nosso pai biológico foi bastante problemático. No entanto, não devemos nos deixar levar por essas experiências, pois assim nos tornamos ainda mais necessários para descobrir Deus como nosso Pai amoroso, que é capaz de curar nossas feridas e preencher qualquer vazio interior com Ele mesmo. 

Como mencionamos no início da novena, essa festa de Deus Pai como Pai de toda a humanidade responde a um pedido que Ele mesmo transmitiu por meio da Madre Eugênia Ravasio. Somente a hierarquia eclesiástica pode estabelecê-la como uma festa oficial no calendário litúrgico; mas, até que isso aconteça, os sacerdotes que se unirem a essa intenção poderão celebrar nesse dia uma missa votiva à Santíssima Trindade, particularmente dedicada ao Pai Celestial. 

Quais seriam os benefícios de se estabelecer uma festa especificamente em honra a Deus Pai? Quais seriam os frutos de se espalhar um amor mais profundo por Ele? Na mensagem dada à Madre Eugênia, o Pai Celestial menciona grandes promessas. Por exemplo, que se a festa for estabelecida em Sua honra, os homens se converterão mais facilmente e com mais solidez, que as pessoas terão mais esperança, entre muitas outras promessas… 

Há um aspecto específico sobre o qual eu gostaria de me deter…. 

Se cultivarmos conscientemente um relacionamento com Deus como nosso Pai Celestial, isso fortalecerá nossa familiaridade e proximidade em nossas relações com Ele e, portanto, também fortalecerá nossos laços como uma família espiritual de fiéis. Isso aumentará nossa confiança em Deus, e Ele, por sua vez, terá acesso mais fácil ao nosso coração. 

Sem diminuir em nada a verdadeira reverência ao Pai Celestial – que faz parte de todo relacionamento autêntico entre pais e filhos -, recuperaríamos o que perdemos como resultado do pecado original: familiaridade e confiança em nosso Criador, que se manifesta a nós como um Pai amoroso. 

Além disso, Deus se oferece a nós como um amigo e confidente – tão próximo de nós que Ele quer estar! Talvez ainda seja estranho para nós cultivar um relacionamento tão íntimo e sincero com Deus, e talvez seja ainda mais difícil para nós entendermos por dentro o quanto Ele está próximo de nós. Mas se nos propusermos a encontrar o Pai cada vez mais profundamente por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, isso se tornará cada vez mais natural para nós. Que experiência gratificante! 

Pense em como era terno o relacionamento de João, o discípulo amado, com Jesus, a ponto de se deitar em seu peito. Todas essas referências, juntamente com tantas palavras das Escrituras que testemunham o amor de Deus, nos convidam repetidamente a nos deixarmos amar por Ele. 

Além de meditar na Palavra de Deus e receber os sacramentos, devemos sempre reservar um tempo para ficar a sós com Deus, o Pai, simplesmente para conversar com Ele, aprender a ouvi-Lo, apresentar-Lhe tudo o que trazemos em nosso coração…. Deus sempre tem tempo para nós e nunca se cansará de ouvir Seus filhos. Não são apenas os grandes problemas e questões que temos de levar a Ele, mas também as “pequenas coisas” são importantes para Ele, assim como são para nossa Mãe Celestial. 

Quanto mais entendermos seu amor, quanto mais permitirmos que ele entre em nosso coração, quanto mais nos familiarizarmos com ele e encontrarmos nele nossa segurança, mais nosso coração também se abrirá para nossos irmãos e irmãs, e mais cresceremos em nosso desejo de que todas as pessoas se tornem nossos irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai: uma família com um Pai divino. 

O estabelecimento dessa festa em honra a Deus Pai como “Pai de toda a humanidade”, como Ele mesmo pediu, contribuiria muito para esse nobre objetivo. É por isso que convido cordialmente todos os nossos ouvintes a orar para que esse desejo de nosso Pai Celestial seja realizado. 

Com essa intenção, um grupo de fiéis foi formado há exatamente quatro anos – nós o chamamos de “Família Abba” – que foi chamado pelo próprio Pai para conhecê-lo, honrá-lo e amá-lo de maneira especial, e para tornar seu amor conhecido pelas pessoas. Atualmente, há aproximadamente 1.900 membros de 58 nações diferentes. Se, após esta novena, alguém quiser se juntar à Família Abba, representando seu respectivo país perante o Pai, pode se inscrever neste link: https://www.amadopadrecelestial.org/contacto 

Também gostaríamos de informar aos nossos ouvintes que, além das meditações diárias, também publicamos um pequeno impulso diário para aprofundar o relacionamento amoroso com Deus, o Pai. Nós o chamamos de “3 minutos para Abba”. Você pode encontrá-los nos links a seguir: 

-Telegram: https://t.me/tresminutosparaabbaBR 

-Facebook: https://www.facebook.com/AmadoPadreCelestial 

-Página web: https://www.amadopadrecelestial.org/3-minutos-para-abba 

Aceitemos o convite de Deus e entremos mais profundamente no amor de nosso Pai! Certamente isso Lhe trará grande alegria, e assim já poderemos cumprir o significado mais profundo da Festa que celebramos hoje em Sua honra. 

 Baixar PDF