REPOUSO SERENO

“Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço,
pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!” (Sal 4,9). 

Bem-aventurado é aquele que aplica essas palavras do salmo! Ele não temerá “o medo da noite” (Sl 90,5) e, embora sonhos perturbadores possam perturbá-lo, ele não perderá a paz no coração, pois sabe que o Senhor está cuidando dele. 

Essa é a verdadeira segurança que pode permear toda a nossa vida. Agrada ao Pai que, com fé inabalável, apelemos para Suas promessas, pois essa atitude é um sinal de nossa confiança Nele e reflete a realidade espiritual de nossa existência. Também honramos nosso Pai ao levarmos Sua palavra a sério e ao descansarmos Nele sem preocupações. 

Deus é e sempre será nosso refúgio, e Nele podemos nos sentir protegidos e seguros. Ele é a única segurança sobre a qual podemos construir nossa vida sem reservas. Se andarmos em Seus caminhos, essa realidade se tornará natural para nós. 

Podemos aprender com a experiência espiritual dos monges. Antes de dormir, eles concluem o dia com uma oração que o abade São Bento introduziu na vida da Igreja: a recitação das Completas, que inclui o salmo sobre o qual estamos meditando hoje. 

De fato, é sábio refletir diante de nosso Pai sobre o dia que passou e pedir-Lhe perdão por aquilo em que não retribuímos o amor. Dessa forma, nossa alma se torna cada vez mais purificada e também cada vez mais sensível às falhas mais sutis, seja em pensamento, palavra ou ação. Dessa forma, o amor de Deus pode penetrar mais profundamente na alma, tornando-nos cada vez mais atentos ao amor e aumentando nossa gratidão por Sua bondade. 

Então, podemos confiar com mais firmeza e naturalidade na proteção de Deus e ir para a cama em paz. Nosso último pensamento antes de dormir pode ser o seguinte: 

“Vós, Senhor, estais comigo. É por isso que posso ficar tranquilo”.