A PRIMAZIA DA VIDA ESPIRITUAL

“Cumpra seus deveres fielmente, mas com a convicção de que não há dever mais importante do que a salvação de sua alma”. (São Francisco de Sales). 

Encontramo-nos aqui, mais uma vez, com a frequente exortação de não perder de vista a hierarquia das coisas e de ter sempre em mente as palavras do Senhor no Evangelho: “Uma só coisa é necessária: Maria escolheu a melhor parte” (Lc 10,42); ou aquela outra máxima dele: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado” (Mt 6,33). 

Nossos deveres terrenos não nos separam de Deus. Devemos cumpri-los com amor, porque eles nos foram confiados pelo Pai Celestial. Mas o que Ele quer é que não nos deixemos engolir por eles, que eles não ocupem nossa mente e nosso coração a ponto de negligenciarmos a vida espiritual e, portanto, as necessidades de nossa alma. 

Assim como não é saudável negligenciar os deveres do estado por causa da oração, também não é saudável negligenciar o oposto, pois sem oração regular e práticas espirituais dificilmente poderemos crescer em amor e será difícil preservar o tesouro de nossa alma que nosso Pai nos confiou. 

Aqui, esta simples reflexão pode ser útil: Quanto mais nossa alma estiver repleta da presença do Senhor e vivermos em Sua paz, mais fácil será para nós cumprirmos nossos deveres. O encontro com as pessoas também será mais fácil, porque as virtudes e os dons do Espírito podem se desenvolver com muito mais eficácia quando cooperamos conscientemente com a graça de nosso Pai. E essas virtudes e dons nos ajudarão em todas as situações!