O DOM DO ENTENDIMENTO

“Quero lhe mostrar como chego até você por meio do meu Espírito Santo” (mensagem do Pai à irmã Eugenia Ravasio). 

Meditamos sobre como o dom da ciência nos ajuda a concentrar todo o nosso coração no Pai Celestial, evitando que nosso apego natural às coisas criadas se torne um obstáculo à unificação com Deus.  

Mesmo que nossa fé seja grande, ainda não conhecemos nosso Pai por dentro, ou seja, não compreendemos sua realidade divina, porque nosso entendimento humano é incapaz de compreendê-la e não consegue penetrar no mistério divino.  

Entretanto, nosso Pai quer se tornar conhecido por nós. Por isso, Ele derramou em nossas almas o dom do entendimento, que começa a nos iluminar com uma “luz interior” por meio do Espírito Santo. Nessa luz, começamos a penetrar no mistério de Deus, pois, como diz São Paulo, “o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus” (1 Cor 2,10). 

O dom do entendimento atua mais intensamente na medida em que estamos unidos ao Espírito Santo em perfeito amor. Com sua ajuda, começamos a entender o Senhor cada vez melhor e a compreender suas obras, as Escrituras Sagradas, o significado dos conselhos evangélicos, a sabedoria de sua Providência e muitas outras coisas que o Senhor quer nos mostrar, porque “Não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons que Deus nos concedeu”. (1Cor 2,12). 

Com o simples olhar contemplativo que o espírito de entendimento nos confere, aprendemos a entender Deus de dentro para fora, por assim dizer.