O CAMINHO SEGURO

“Aquele que permanece na doutrina possui o Pai e o Filho”. (2Jo 1,9). 

A verdadeira comunhão com o Pai e o Filho ocorre quando permanecemos na doutrina correta, como nos diz o apóstolo São João. 

Nosso Pai não pode penetrar no coração de uma pessoa e habitar nela se ela não permanecer na doutrina que recebeu dos apóstolos.

O amor de Deus sempre anda de mãos dadas com a verdade que Ele nos transmite por meio da Sagrada Escritura e da doutrina autêntica da Igreja, e nos lembra disso por meio do Espírito Santo.  

Assim como a unificação com Deus não pode ocorrer quando vivemos em pecado – e, portanto, devemos primeiro nos confessar para colocar nossa vida em ordem diante de Deus antes de receber a Santa Comunhão -, o mesmo acontece com o erro, com as falsas doutrinas. Devemos primeiro nos livrar delas para que a verdade, que é o próprio Deus, possa fazer sua morada em nós. 

“Deus é luz, e nele não há trevas” (1Jo 1,5). Embora nosso Pai envie Sua luz a este mundo e queira perfurar todas as trevas com ela, ela nunca pode se misturar com as trevas. Assim como Jesus, nosso Redentor e Filho do Pai Eterno, não tinha pecado para redimir os pecadores; assim como a Santíssima Virgem Maria foi preservada da mancha do pecado original para conceber o Filho em seu ventre, a pura doutrina de Deus não pode se misturar com o erro.  

Portanto, podemos estar seguros e desfrutar da presença de nosso Pai se permanecermos na doutrina correta. Aqueles que se desviam dela a perdem cada vez mais e se tornam vítimas de engano. Em vez da presença curativa de Deus, outras forças entram na alma, confundindo-a e enfraquecendo-a.  

Nosso Pai nos deixou um caminho seguro para chegarmos a Ele, desde que não nos deixemos enganar e não nos desviemos da doutrina.