A LUTA CONTRA OS MAUS PENSAMENTOS

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22,37). 

Outra passagem das Escrituras nos diz que “os pensamentos perversos afastam de Deus” (Sb 1,3). 

Para amar o Pai Celestial com toda a nossa mente e, assim, retribuir Seu amor por nós, precisamos estar atentos aos nossos pensamentos e não simplesmente nos deixar levar por eles sem examiná-los.  

“Meus pensamentos não são os vossos pensamentos” – o Pai celestial nos diz (Is 55,8). 

Quais são, então, os pensamentos de Deus? 

“Eu tenho claro meu desígnio em relação a vós – oráculo do Senhor! É um desígnio de paz, não de sofrimento: eu vos darei futuro e esperança” (Jr 29,11). 

Sabemos que os pensamentos de Deus a nosso respeito sempre buscam nossa salvação. Se ao menos internalizássemos essa verdade, uma mudança ocorreria em nós, e poderíamos então aplicar essa citação bíblica como um critério para discernir os espíritos a respeito de nossos próprios pensamentos, rejeitando todos aqueles que tentam nos transmitir o contrário.  

Por meio desses passos, que inicialmente consistem principalmente em rejeitar pensamentos errados, já estamos declarando nosso amor pelo Pai Celestial e estabelecendo o alicerce para começar a amá-Lo com toda a nossa mente. Aqui, o dom do temor de Deus se torna eficaz, pois evitamos todos os pensamentos que possam ofendê-Lo.  

De fato, qualquer medo ou desconfiança em relação ao Pai – com os pensamentos e sentimentos que isso traz consigo – nos dá uma imagem errada Dele e obscurece Seu amor por nós. Portanto, devemos nos afastar dos pensamentos errados e abrir espaço apenas para os pensamentos corretos. O próprio Pai nos assegura de Seu amor incessante na Mensagem à Madre Eugenia Ravasio:  

“Nunca me esquecerei [de nenhum de meus filhos]. Eu o amo sempre; e mesmo que ele não se lembre mais de mim, seu Pai e seu Criador, eu ainda me lembrarei dele e o amarei”. 

Assim é o nosso Pai!