O Batismo do Senhor

Mt 3,13-17

Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

 Talvez possamos imaginar um pouco o assombro de João Batista… Aquele de quem tanto se ouve falar, chega até ele. Agora este Jesus se apresenta diante dele – diante de João – para ser batizado por ele. Que estupefação para o Batista!

Na verdade, deveria ser o contrário: é ele quem deveria ser batizado por Jesus. Como diz o próprio João, ele não é digno nem mesmo de desatar a correia do calçado de Jesus (cf. Jo 1,27). O Batista sabe que o que está diante dele é maior do que ele (cf. Mc 1,7). Ele mesmo só batiza com água, Jesus, por outro lado, no Espírito Santo e em fogo (cf. Mt 3,11). Sim, João sabe quem é Aquele que se aproxima dele!

No entanto, João também, como todos nós, é convidado a entrar na escola do Senhor, a fim de conhecer Deus em seu Ser cada vez melhor e cada vez mais profundamente.

De fato, a glória de Deus é infinitamente grande, e na eternidade, quando pudermos contemplá-la, será maravilha sobre maravilha, e nunca nos cansaremos de amá-Lo. Mas aqui na Terra, a grandeza de Deus se manifesta acima de tudo no serviço do amor. Sabemos que será esse amor que levará Jesus até a Cruz; o amor por seu Pai e por nós, homens.

É o amor que serve!

Deus, o incomparável, aquele que é perfeito em si mesmo, vem para nos servir. É por isso que Jesus diz a João: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” 

Jesus entra na história humana, com todos os seus pecados. Ele mesmo se tornou verdadeiro homem, para pagar a dívida do homem, para que através Dele pudéssemos alcançar o perdão. Esta graça torna-se efetiva quando as pessoas aceitam o perdão que Deus lhes oferece.

João certamente intui algo do que Jesus quer; mas ainda não o compreendeu em toda sua dimensão… No entanto, ele foi obediente à Palavra do Senhor, e assim batizou Jesus.

Assim que o Senhor saiu das águas, os céus se abriram e o Espírito de Deus desceu sobre Ele na forma de uma pomba. Jesus é um com o Espírito, e também ouvimos a voz do Pai exclamando: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

A Santíssima Trindade se faz presente! O que acontece aqui, segundo o testemunho das Escrituras, é o que nos é concedido no Santo Batismo, já que somos batizados em Nome da Santíssima Trindade: em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Toda a vida da Santíssima Trindade deve se desdobrar em nós! O Espírito de Deus desce sobre nós, assim como Ele desceu sobre a Virgem Maria. Jesus deve tomar cada vez mais forma em nós, e isso acontece quando ouvimos as moções do Espírito e as seguimos…

Somos chamados a nos tornarmos cada vez mais como Deus e a servir outras pessoas em seu Espírito! Ao entendermos como Deus é, como Ele derrama Sua graça sobre nós, como fomos redimidos pelo sangue de Jesus, como o amor do Pai nos abraça, como o Espírito de Deus, que é amor, se desdobra em nós, nos tornaremos cada vez mais gratos e O louvaremos por tudo o que Ele faz por nós.

Deus quer que vejamos nosso próximo como nosso irmão. Isto também se aplica a pessoas que ainda estão longe de Deus. Elas ainda não devem encontrar o caminho para Deus, para que o que Ele preparou para elas possa se desdobrar em suas vidas. É isso o que devemos testemunhar em nossas vidas, porque a cada pessoa é oferecida a graça de Cristo e o perdão de seus pecados, para que ela possa despertar para sua verdadeira dignidade!

Desta forma, nós cristãos podemos servir às pessoas, tornando-nos servidores do amor.

Baixar PDF