CONFIANÇA PERANTE O FUTURO

“Não tenha medo do que pode lhe acontecer.” (Palavra interior). 

 

Não é à toa que as Escrituras Sagradas nos exortam repetidamente a não nos deixarmos intimidar por nada nem por ninguém. O inimigo da humanidade se aproveita de nossos medos e tenta aumentá-los a ponto de nos dominar. No mundo africano, conhecemos o ditado: “O medo devora a alma”. E assim é! 

Read More

A vida dos justos

Sab 3,1-9 

Leitura correspondente à memória de São Maximiliano Kolbe 

 As almas dos justos, porém, estão na mão de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça e sua partida do meio de nós, uma destruição, mas eles estão na paz. Aos olhos humanos parecem ter sido atormentados, mas sua esperança é cheia de imortalidade. Tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si.

Read More

SOB O OLHAR DO PAI

“Sua vida está inteiramente em minhas mãos, e eu decido o que e quando ela acontece.” (Palavra interior). 

 Quem se entregou ao nosso Pai e, assim, retribuiu Seu amor, pode recorrer com grande confiança a essas palavras. Elas o acompanharão em todas as situações críticas da vida e lhe darão forças não apenas para superá-las, mas também para reconhecer nelas a providência e o cuidado de nosso Pai. 

Read More

A Palavra de Deus

Ez 2,8–3,4 

 “Assim fala o Senhor: “Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras” 

Read More

Verdadeira liberdade

Mt 17,22-27 

Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?” Pedro respondeu: ”Sim, paga”.

Read More

ENTREGAR-SE AO PAI SEM RESERVAS

“Dai-me, Senhor, aquilo que ordenais; ordenai-me aquilo que quereis” (Santo Agostinho). 

Com os olhos fixos em nosso Pai Celestial, podemos proferir com confiança essa oração, que nos leva a nos entregar completamente ao Senhor e a não negar nada a Ele. Muitas vezes, ainda hesitamos em nos entregar sem reservas ao Pai e nos agarramos à base aparentemente sólida de nossas inclinações naturais. Talvez haja até um certo receio de que nosso Pai possa nos pedir algo que não estaríamos dispostos a dar a Ele. 

Read More

Não vacile no caminho

1Re 19,4-8 

 Naqueles dias, Elias entrou deserto adentro e caminhou o dia todo. Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e pediu para si a morte, dizendo: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”. E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero. De repente, um anjo tocou-o e disse: “Levanta-te e come!” Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado debaixo da cinza e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”. Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus. 

Read More