Uma grande história de amor (Solenidade da Anunciação)

Lc 1,26-38 

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Que grande milagre no meio da simplicidade do agir de Deus!

O Anjo Gabriel, fiel servidor do Altíssimo, comunica a Nossa Senhora a mensagem decisiva para o destino da humanidade. O Senhor a escolheu para trazer ao mundo Aquele que ofereceria à humanidade a misericórdia de Deus e, com ela, a salvação. Ninguém jamais teria imaginado de que forma Deus redimiria Sua humanidade; apenas as Escrituras que Ele mesmo inspirara anunciaram que um Messias viria….

O Santo Arcanjo diz a Maria que é ela quem, de entre todas as mulheres, foi chamada por Deus para ser a Mãe de seu Filho, que “reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó”.

Mas como acontecerá isso, se a Virgem não conheçe homem algum?

Não é uma pergunta desconfiada; ela procura saber como Deus realizará este milagre. É uma pergunta de fé: qual o caminho que Deus tem escolhido? É nesta atitude que Nossa Senhora, cujo coração pertence ao Senhor, pergunta.

E a resposta nos enche novamente de assombro: O Espírito virá sobre a Virgem, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra.

Esta cooperação direta entre Deus e Maria abre o caminho para que o Filho do Altíssimo possa vir a este mundo como homem.

Nunca esgotaremos a profundidade deste mistério! Será então de admirar que esta mensagem, tão decisiva para a humanidade, seja repetida inúmeras vezes na recitação do Santo Rosário, ligada aos mistérios da salvação? O assombro jamais cessa! E a Virgem – a quem todas as gerações e nações agora proclamam “bem-aventurada” (Lc 1:48b) – ama esta oração, como Ela expressou em várias aparições. Sim, Ela ama esta oração porque anuncia a infinita compaixão de Deus, em cujos desígnios ela mesma está tão maravilhosamente e profundamente envolvida. Seu maior desejo é proclamar a glória de Deus: Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. (Lc 1,46-48a). 

Quão simples é também a resposta de Maria à mensagem inaudita que lhe foi confiada: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Estas palavras dizem tudo, também sobre a Santíssima Virgem.

O plano de salvação de Deus para nós, homens, é realizado com o consentimento de Maria. “O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”, diz Santo Agostinho (Sermo ad Populum 169, 11, 13).

Com seu simples FIAT, as portas se abrem para a vinda do Salvador. Um simples “sim” da pessoa é necessário para que a vontade de Deus possa se realizar. O “sim” de Nossa Senhora, proveniente de um coração cheio de amor ao Senhor, mostra toda a nobreza de sua alma. Ela é a Amada de Deus e Aquela que respondeu sem reservas a este amor.

Esta é a grande história de amor entre nosso Pai Celestial e a humanidade. Na Virgem Maria, esta história de amor encontrou sua plena e ilimitada realização. Ela, Filha do Pai, Mãe do Filho e Esposa do Espírito Santo, nos convida a entrar em seu Imaculado Coração, transbordante do amor de Deus, para receber ali tudo o que o Senhor tem reservado para a humanidade. Este convite é dirigido a todos os homens, cuja Mãe ela se tornou aos pés da cruz (Jo 19,27). E quando as pessoas se convertem e encontram refúgio em seu coração, Deus concederá a paz que só Ele pode dar (cf. Jo 14,27).