UM SÁBIO CONSELHO

“Meu passado não me preocupa mais; ele pertence à misericórdia divina. Meu futuro ainda não me preocupa; ele pertence à providência divina. O que me preocupa e exige é o dia de hoje, que pertence à graça de Deus e à entrega de meu coração, de minha boa vontade” (São Francisco de Sales). 

Se levarmos a sério essas palavras de São Francisco de Sales, poderemos nos livrar dos muitos fardos que pesam em nossa vida e despertar para o “agora”, por assim dizer. 

E, de fato, é um conselho sábio, que certamente corresponde ao que o Pai deseja de nós. Ele quer nos libertar de tal forma que possamos cumprir o que Ele nos chama a fazer aqui e hoje. 

Se nosso passado está carregado de pecados, mas nós os colocamos sinceramente sob a misericórdia de Deus, então nosso Pai já nos perdoou e quer que agora louvemos Sua infinita misericórdia e tenhamos certeza disso. 

Da mesma forma, não devemos sobrecarregar nosso futuro com preocupações, medos e ilusões de todos os tipos. Na realidade, não sabemos o que o futuro nos reserva. Mas Deus sabe e, com confiança Nele, podemos simplesmente seguir nosso caminho dia após dia. O próprio Jesus nos ensina: “Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Cada dia já tem problemas suficientes” (Mt 6,34). 

Afinal de contas, o “agora” foi confiado a nós e temos que enfrentá-lo com a graça de Deus. Nosso Pai nos dá a luz e a força para fazer isso. Se vivermos este dia em sua luz, seremos fortalecidos para o amanhã. Devemos seguir essa recomendação de nosso santo, pois “este é o dia que o Senhor fez”. Ele pertence a Ele e nós cooperamos com a entrega de nossa boa vontade. É assim que poderemos enfrentar o “hoje”!