SÁBADO SANTO: “Luto pelo Senhor”

Luto pelo Senhor; tristeza pelos homens, que não reconheceram seu Redentor e o crucificaram… Luto da Mãe pelo Filho amado; luto e desconcerto entre os discípulos, que, confusos, dizem para si mesmos:

“Nós esperávamos que fosse ele quem haveria de restaurar Israel” (Lc 24,21)

Mas o Senhor desceu para o inferno, para aqueles que ainda aguardavam a redenção, e também a eles os encheu com Seu amor.

Para nós mortais, tudo isso permanece um mistério, mas na fé o acolhemos.

Este é o dia em que o tabernáculo está vazio e o altar, descoberto; o único dia em que o Santo Sacrifício não é elevado ao Trono do Altíssimo… Parece que todo o cosmos se envolve em luto e choro com a Mãe de Deus.

No entanto, a vida no mundo segue seu curso. As pessoas que não vivem com o Senhor desconhecem todos esses acontecimentos, que só através da fé são revelados aos crentes.

Um dia de luto e espera… A Quaresma está chegando ao fim e nós, os fiéis, sabemos que a partir de amanhã tudo será diferente; a partir de amanhã a verdadeira vida pulsará; a partir de amanhã…

Mas também deste dia o Senhor  se serve. Talvez ele queira descer àqueles campos de nossa alma que ainda não foram redimidos, para ali proclamar sua Palavra de vida. Lá onde ainda há escuridão dentro de nós; lá onde a luz ainda não tem penetrado o suficiente; lá onde ainda jaz a morte dentro de nós.

Muito em breve ouviremos o grito triunfante: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1Cor 15,55)

Aproveitemos este dia de luto, de espera e de preparação. Ofereçamos nossas sombras e o inconsciente em nós Àquele que desce para o Reino da morte. Convidemo-lo a vir até nós, a permear tudo, a extirpar o pecado e suas conseqüências, até ao mais profundo, a nos redimir…

Queremos pertencer completamente ao Senhor! Nada deve nos separar dele, nem nossa vontade consciente, nem nossos pensamentos e sentimentos, nem nosso inconsciente! O Senhor quer redimir tudo e fazer-nos capazes de viver como verdadeiros filhos de Deus!

Dentro de algumas horas ouviremos: Alelu… Não, ainda temos que esperar! Mas muito em breve o “Exsultet”, a Proclamação da Páscoa, ressoará…

Baixar PDF