Que o amor e a lealdade não te abandonem

“Oxalá a bondade e a fidelidade não se afastem de ti! Ata-as ao teu pescoço, grava-as em teu coração.” (Pv 3,3)

As admoestações paternais de Deus nos indicam a direção certa. Nunca devemos negligenciar o caminho da virtude e sempre devemos voltar a ele se nos desviarmos um pouco. Devemos nos levantar após cada derrota e voltar ao caminho certo. Essa é a lealdade à qual o Pai Celestial nos exorta. Recordemos como em Seu caminho para o Calvário, Jesus caiu sob o peso da cruz três vezes – como meditamos nas estações da cruz – e levantou-se a cada vez para realizar a obra que o Pai lhe havia confiado.

Devemos viver a nossa vocação com lealdade e fidelidade. “Amarra-as em teu pescoço” – como nos dizem estas palavras santas. Isso significa que nunca devemos nos esquecer – e sempre recordar – qual é o caminho certo. O homem se esquece facilmente das boas resoluções que faz e precisa ser lembrado delas.

Para isso, qualquer ajuda, qualquer lembrete, qualquer tipo de disciplina que impusermos a nós mesmos para permanecermos no caminho certo será bem-vinda. Porém, acima de tudo, devemos invocar o Espírito Santo, pedindo-Lhe que nos recorde o que devemos fazer conforme a vontade de Deus.

“Grava-as em teu coração”. Isto significa que devemos internalizar profundamente esses valores maravilhosos de amor e lealdade. Eles devem estar sempre presentes diante dos olhos da nossa alma e profundamente marcados em nosso coração, até que esse amor o incendeie e a lealdade cresça.

Para isso, precisamos do “alimento sagrado” dia após dia, isto é, a meditação da Palavra de Deus. Guardemos as palavras santas em nosso coração, como fez a Virgem Maria (Lc 2,19); contemplemos o seu exemplo e imploremos a ajuda do Senhor. Dessa forma, o amor será o vínculo que nos unirá a Ele e Ele habitará em nossos corações.