PLANOS DE SALVAÇÃO, NÃO DE CALAMIDADE

“Vou lançar a rede do meu amor mais uma vez.” (Palavra interior). 

Em meio a tempos sombrios, quando a Igreja está enfraquecida e desorientada, nosso Pai quer lançar a rede de seu amor mais uma vez. Assim como naquela ocasião o Senhor chamou Pedro e os outros discípulos para serem pescadores de homens (Mt 4,19), Ele nunca deixa de lançar a rede de Seu amor e de nos chamar para cooperar na pesca, mesmo nos momentos mais difíceis. 

Às vezes, parece que nosso Pai dá rédea solta ao mal e ele acha que pode comemorar triunfo após triunfo e subjugar toda a humanidade. Mas nosso Pai sempre tem planos para a salvação, não para a calamidade (cf. Jr 29,11). Se Ele permite a calamidade, é apenas para manifestar Sua obra salvadora ainda mais claramente. Os homens devem despertar do sono da falsa segurança e buscar a verdadeira paz, aquela que somente Deus pode dar. A Igreja deve se concentrar na missão primordial que lhe foi confiada, ou seja, a salvação das almas, para ser a luz do mundo e o sal da terra (Mt 5,13-14), sem se adaptar ao espírito deste mundo e, assim, renunciar à sua verdadeira identidade. 

Nós, por nossa vez, somos chamados a proclamar o Evangelho, no qual o amor de nosso Pai Celestial é revelado em esplendor. Especialmente quando nos deparamos com circunstâncias difíceis, não devemos desanimar. Devemos imitar o Senhor, que nunca desiste e nunca deixa de chamar os seus para a conversão e para tirar o máximo proveito de quaisquer circunstâncias que surjam em seu caminho. Talvez em tempos de dificuldade algumas pessoas se tornem mais receptivas à mensagem do Evangelho, porque não encontram mais sua segurança no habitual. Quem sabe?  

Seja o que for, nunca devemos deixar que as dificuldades nos desanimem. Nosso Pai é a verdadeira esperança da humanidade, e o Espírito Santo está sempre trabalhando para mostrá-la aos homens. Com nossos olhos fixos Nele, devemos fazer nossa parte. Se não O perdermos de vista, poderemos dar grandes frutos.