NOVENA A DEUS PAI – 3º Dia: “Pai, quero ser vossa luz!”

Pai amado, esta série de meditações é uma novena em vossa honra e deve ajudar aos homens – vossos amados filhos – a conhecer-vos mais profundamente.

Servirá também para satisfazer vosso desejo de que a Igreja estabeleça em breve uma festa litúrgica na qual sereis honrado como “Pai de toda a humanidade”. Vós confiastes este desejo à Madre Eugenia Ravasio.

Que vosso desejo seja aceito e concretizado pelas autoridades competentes da Igreja! Vós prometestes grandes graças para quando esta festa for estabelecida. Até então, Pai amado, recebei nossas orações e a festa que celebraremos no dia 7 de agosto juntamente com todos aqueles que também desejam dedicar-vos este dia como expressão de nosso amor por Vós.

Pai, nos criastes à vossa imagem e admitimos com tristeza que esta imagem foi desfigurada pelo pecado. Mas Vós quereis nos devolver a “beleza do primeiro dia.” E ainda mais do que isso!

Como ireis fazer isso?

Vos perguntamos na atitude da Virgem Maria, sem duvidar: será a vossa resposta semelhante àquela que lhe destes através do anjo? Descerá sobre nós o Espírito Santo para que Cristo nasça em nosso interior? Certamente que sim, somente temos que entendê-lo ainda melhor.

Como seremos, Pai, quando a vossa imagem for mais formada em nós – e isso já em nossa vida terrena?

O melhor será olharmos para vosso Filho, assimilar e colocar em prática tudo o que Ele disse e fez. “Quem me vê, vê o Pai”, disse o Senhor ao apóstolo Felipe (Jo 14,9).

Como isto é maravilhoso!

Nos encontramos convosco em Jesus, nossos olhos se abrem e começamos a ver como Vós sois. Ao mesmo tempo, Nele vemos como o homem deveria ser, chamado a viver como a imagem de Deus.

Também quando contemplamos a Virgem Maria, vemos a plenitude de vossa graça e luz. Ela sempre cumpriu vossa vontade!

E devemos buscar ser como ela…

Também vos encontramos nos santos de uma maneira especial, e neles a vossa luz é refletida.

Agora, Pai, tenho uma melhor compreensão… Também seremos uma luz quando formos cada vez mais iluminados por Ti, quando dia após dia nos aproximarmos de Vós e chegarmos a ser da forma como Vós nos desejastes.

Quão maravilhosa é esta perspectiva! Converter-nos em luz! De fato, vosso Filho já havia dito a seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14).

Pai, suplico-vos, retirai de mim tudo aquilo que ainda é treva, penetrai-a com a vossa luz para que eu possa verdadeiramente refletir um pouco da vossa glória com a minha vida – e não permaneça num mero desejo. Assim, vossa luz e vosso amor também poderão alcançar as pessoas e reconhecerão algo de Vós através de mim.

Agora sei ainda melhor porque estou neste mundo: para ser uma causa de alegria para Vós e uma luz para as pessoas, uma testemunha do vosso amor.

O que mais quero?

Há algo mais… Eu gostaria de brilhar com bastante esplendor, gostaria de ver os homens responderem ao vosso amor para que possais conceder-lhes tudo o que planejastes para eles. Permiti-me fazer o que estiver ao meu alcance!

Baixar PDF