Não me envergonharei

“Falarei dos teus preceitos diante dos reis, e não me envergonharei.” (Sl 118,46)

Podemos ecoar esta afirmação do salmista? Temos a coragem de falar publicamente sobre a nossa fé, professando-a como ela é? Ou será que já nos deixamos intimidar pelo espírito cada vez mais anticristão deste mundo, que, se possível, gostaria de banir o testemunho cristão completamente? O que aconteceria se fôssemos levados perante as autoridades civis, perante os “reis” deste mundo? Será que perderíamos a nossa coragem?

Hoje em dia pode suceder que, sobretudo na sociedade ocidental, que antigamente era formada por nações cristãs, pareça vergonhoso que alguém professe a sua fé publicamente. Talvez este ainda não seja o caso nas nações africanas ou latino-americanas.

De qualquer forma, o versículo do salmo que ouvimos hoje nos incentiva a confessar Deus publicamente, servindo assim ao reino do Seu amor. Toda vez que damos testemunho do amor do Pai por nós, isso não só é ouvido pelos homens a quem o dizemos nesta Terra; mas também é uma confissão diante da Igreja triunfante e padecente.

Cada testemunho em favor do Senhor espalha a Sua luz e, em consequência, é temido pelos poderes das trevas pois os recorda do senhorio de Deus. Também os “reis” deste mundo são lembrados de que há um Deus que está acima deles e de quem receberam o poder para servir aos homens.

Que o Senhor nos conceda a coragem de não vacilarmos quando tivermos que dar um testemunho destemido! Assim glorificamos a Deus!