ITINERÁRIO QUARESMAL | Dia 39: “Conclusão do Itinerário Quaresmal”

Estamos no limiar da Semana Santa. A partir de amanhã as meditações diárias, serão acompanhadas de um vídeo e muitos cantos, que nos conduzirão aos eventos desta semana, que também é chamada de “Semana Maior” ou “Semana das Semanas”.  

  Chegou o momento de fazermos uma retrospectiva do caminho que percorremos; de olharmos para os frutos que nasceram dele e darmos graças ao Senhor.  

  São Francisco de Sales sugere que, concluindo uma meditação, deve-se reunir um “buquê espiritual”; ou seja, “devemos escolher de um a três pontos que prenderam especialmente nossa atenção, e que provavelmente serão de grande auxílio, para recordá-los (…) e saboreá-los espiritualmente“. 

  Quando acompanhávamos grupos de peregrinos na Terra Santa, costumávamos fazer nossa esta sugestão. No final da peregrinação cada um contava o que os havia tocado e sensibilizado de modo especial. Estes testemunhos seriam escritos como um “buquê espiritual” que ofereceríamos à Mãe Dolorosa junto à Cruz de Nosso Senhor no Calvário.  

  Hoje, no final de nossa jornada quaresmal, também gostaríamos de recolher um “buquê espiritual”. Quem desejar pode nos escrever contando o que foi mais importante para você durante este percurso. Iremos, então, recolher estes pontos e levaremos o buquê como uma ação de graças à Virgem Maria e ao Senhor no Calvário em Jerusalém e, se for possível, também ao Túmulo de Cristo Ressuscitado. Vocês podem nos escrever no seguinte endereço eletrônico: contact@jemael.org ou nos enviar uma mensagem via WhatsApp ou Telegram para o seguinte número: 00972529357964 

  Observemos agora o caminho que percorremos até o início da Semana Santa:  

  

  • O chamado à conversão 
  • O jejum 
  • Fazer tudo com nosso olhar fixo no Senhor 
  • Serenidade na adversidade 
  • Rejeição das tentações em nome do Senhor 
  • Obras de misericórdia 
  • A Palavra de Deus 
  • A Penitência 
  • A Purificação do templo exterior e interior 
  • A luta contra os vícios: gula, luxúria, avareza, ira, tristeza, acídia, vanglória e soberba 
  • As virtudes, começando pela fortaleza e prudência 
  • Ritmo habitual de oração 
  • Purificação passiva 
  • A graça dos sacramentos 
  • Fidelidade à Tradição 
  • Ouvir os profetas, com referência especial às mensagens proféticas que recebemos do céu 
  • Contemplação e oração de recolhimento 
  • São José e a missão do homem 
  • Obediência em todo seu esplendor 
  • Oração em tempos de perseguição 
  • Seguindo o Cristo em tempos anticristãos 
  • Igreja no deserto.  
  • Sofrimento e serenidade.  
  • As Sete Dores de Maria 

  Se olharmos para cada um destes pontos veremos que nada mais são do que conselhos para o caminho de santidade ao qual todos somos chamados. Mas por estarmos em tempos apocalípticos este chamado assume um caráter especial de urgência. Devemos viver e professar a nossa fé em toda sua beleza e clareza. Em especial, as cinco meditações sobre ‘Seguir o Cristo em Tempos Apocalípticos’ deverão nos ajudar a acordar de toda letargia e falsa segurança – que poderiam se tornar perigosas.  

  Teremos que continuar a abordar este tema especialmente no que diz respeito à “Igreja no deserto”. Este é o tema da minha última palestra que acabei de publicar no meu canal no YouTube: https://youtu.be/QMk3rf3WZeg 

  É preciso coragem e determinação para nos entregarmos totalmente ao modo de seguir o Cristo. Se sentirmos que ainda nos falta coragem, podemos pedi-la ao Senhor. Há uma necessidade urgente de que a nossa Santa Igreja seja renovada e que o rosto de Cristo brilhe visivelmente através dela novamente. Esta renovação só pode ocorrer se aqueles que são chamados pelo Senhor trilharem o Seu caminho com sinceridade. Isto implica num desejo sério de conversão e de perseverar neste caminho com a ajuda de Deus. Alguns terão que inclusive passar por purificações interiores profundas para crescerem no amor cada vez mais. 

  Sabemos bem que o nosso Salvador nos redimiu pela Cruz e que todos os que O seguem são chamados a se assemelharem a Ele. Por isso concluímos nosso itinerário quaresmal com uma meditação do Pe. Gabriel sobre a Mãe Dolorosa. Que ela nos acompanhe em nosso caminho e nos ensine a amar ao seu Filho como ela O ama! Com a sua companhia e intercessão caminharemos pelo reto caminho – e ela estará muito próxima de nós especialmente nestes tempos de tribulação.   

  Portanto, gostaria de concluir este itinerário quaresmal agradecendo a todos os que o percorreram conosco: Que a alegria da Ressurreição do Senhor nos acompanhe no caminho até o Seu Retorno glorioso! Vem, Senhor Jesus, Maranata! 

  E não se esqueçam de nos enviar o seu breve testemunho como uma “flor” para o nosso “buquê espiritual”… 

___________________________________ 

Meditação sobre a leitura do dia: http://es.elijamission.net/2022/04/09/ 

Meditação sobre o Evangelho do dia: http://es.elijamission.net/2021/03/27/ 

Baixar PDF