“Haveis de alegra-vos que eu vou para o Pai”

“Se me amardes, haveis de alegrar-vos que eu vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu.” (Jo 14,28b)

Jesus apresenta uma lógica diferente a seus discípulos, que apenas podem assimilar gradualmente. O mais importante para Nosso Senhor Jesus Cristo é voltar para o Pai.

Jesus quer que a dor dos discípulos pela perda de Sua presença física em seu meio seja eclipsada pela alegria de que cumpriu Sua missão e que agora receberá novamente a glória que tinha junto do Pai “antes que o mundo fosse criado.” (Jo 17,5)

Ao meditarmos sobre a alegria do Senhor e internalizarmos Sua vitória, a tristeza pessoal pode ser contida e, diante da dimensão maior, passar a um segundo plano. Por acaso não é próprio do amor desejar o melhor para a pessoa amada? Não é da essência do amor participar de sua alegria, de sua felicidade infinita? Não é exatamente isso que o Senhor dá a entender a seus discípulos?

Será que podemos fazer uma ideia da imensa alegria de Jesus ao voltar para o Seu Pai, que é maior do que Ele? Podemos imaginar a alegria do Pai por ter Seu Filho amado, que Ele mesmo enviou ao mundo, finalmente de volta após ter cumprido Sua missão?

Nosso coração se alargará se internalizarmos essas palavras do Senhor. Podemos obter a visão espiritual correta sem ignorarmos a dor. Podemos aplicar isso também ao luto pela morte de um ente querido. Por acaso não é o seu retorno à casa a grande alegria de sua existência? Não será ele recebido de braços abertos pelo nosso Pai Celestial? Não poderá agora descansar das suas obras? Por acaso não é justo que nos alegremos com ele ao invés de nos afundarmos na tristeza que podemos sentir?

Aprendamos o verdadeiro amor do Senhor, e conscientizemo-nos de que a eternidade de Deus nos aguarda, para a qual estamos todos a caminho.