FESTA DE DEUS PAI: “O Pai de todos os homens”

Através das meditações dos últimos dias fomos capazes de nos encontrar com Deus Pai mais intimamente. Às vezes as experiências negativas que tivemos em nossas vidas nos impedem de reconhecer a verdadeira imagem de Deus, como por exemplo, se o relacionamento com nosso pai biológico tiver sido bastante problemático. Não obstante, não devemos deixar que estas experiências nos desanimem, mas que se faz ainda mais necessário descobrirmos Deus como Pai amoroso, que pode curar nossas feridas e preencher em Si mesmo qualquer vazio interior nosso.

Como mencionamos várias vezes, esta Festa de Deus Pai celebrando-o como “Pai de toda a humanidade” é um pedido feito por Ele mesmo e revelado através da Madre Eugênia Ravasio. Somente a hierarquia da Igreja pode estabelecê-la como uma Festa oficial no calendário litúrgico, mas enquanto isso podemos celebrá-la de forma privada, dedicando este dia de uma maneira especial ao nosso Pai[1].

Quais seriam os benefícios provenientes do estabelecimento de uma Festa em honra de Deus Pai? Quais seriam os frutos provenientes da difusão de um amor mais profundo por Ele? Na mensagem à Madre Eugênia, o Pai Celestial menciona promessas surpreendentes. Por exemplo, que se esta Festa for estabelecida os homens serão convertidos mais fácil e permanentemente, os povos terão mais esperança, dentre muitas outras promessas…

Há um aspecto no qual gostaria de dedicar-me…

Se cultivarmos conscientemente o nosso relacionamento com Deus como nosso Pai Celestial, nossa relação com Ele se tornaria mais próxima e familiar e, consequentemente, nossos vínculos como família espiritual de fiéis também seriam fortalecidos. Nossa confiança em Deus cresceria e Ele, por sua vez, teria acesso aos nossos corações mais facilmente.

Sem querer diminuir nem um pouco a verdadeira reverência ao Pai Celestial – a qual faz parte de todo relacionamento autêntico entre pai e filho – recuperaríamos aquilo que perdemos como resultado do pecado original: a familiaridade e a proximidade com nosso Criador que se manifesta a nós como um Pai amoroso.

E ainda mais, Deus nos convida a tratá-lo como nosso amigo e confidente – Ele quer estar tão perto de nós! Talvez ainda não estejamos familiarizados com o conceito de estarmos tão próximos de Deus de coração a coração, e talvez seja mais difícil ainda para nós entendermos em nosso interior o quanto Ele está próximo de nós. Mas se nos propusermos a encontrar o Pai cada vez mais profundamente através de nosso Senhor Jesus Cristo, isso se tornará natural para nós. Que experiência gratificante!

Pensemos no quão terna foi a relação entre João, o discípulo amado, e Jesus, até mesmo ao ponto de recostar-se sobre seu peito. Além de meditarmos sobre a Palavra de Deus e recebermos os sacramentos, devemos sempre dedicar algum tempo para estarmos a sós com Deus Pai, para simplesmente conversar com Ele, para aprender a ouvi-Lo, para apresentar-Lhe tudo o que carregamos em nossos corações…. Deus sempre tem tempo para nós e nunca se cansará de escutar Seus filhos. Não nos aproximemos Dele somente para lhe apresentar os grandes problemas e questões, mas as “pequenas coisas” também lhe importam, bem como acontece com nossa Mãe Celestial.

Aceitemos o convite de Deus e mergulhemos mais profundamente no amor de nosso Pai! Isto certamente lhe trará grande alegria, e assim poderíamos cumprir o significado mais profundo desta Festa em Sua honra a partir de agora….

Quem sentir que o Senhor está falando consigo através desta Novena ou das meditações sobre o amor do Pai, e quem quiser acolher conscientemente este ímpeto especial da Mensagem do Pai, favor entrar em contato conosco e enviar o seu nome e o país de onde vem para o seguinte endereço de e-mail: contact@jemael.org

Faz um ano que começamos a reunir as pessoas que desejam honrar o Pai Celestial de forma especial. Relacionamos os seus nomes com seus respectivos países e em nossa oração diária do “Ofício a Deus Pai” (https://www.youtube.com/watch?v=M30xBHq-jZU), os oferecemos ao Pai como representantes de suas nações, famílias e comunidades. No dia 7 de cada mês lhes enviamos uma carta circular para dar algumas orientações sobre como podemos corresponder mais frutuosamente aos desejos do nosso Pai – esta é a “Família Abba”, a qual todos estão cordialmente convidados a pertencer!

A seguir, destacarei alguns pontos-chaves para esta família espiritual:

  • Reconhecer Deus mais profundamente como Pai, acolhê-Lo e viver em um relacionamento de confiança e reverência com Ele.
  • Rezar pelo estabelecimento de uma Festa litúrgica em Sua honra.
  • Anunciar às pessoas que Deus é seu Pai amoroso e, se possível, levar esta mensagem especialmente aqueles que ainda não O conhecem.
  • Colocar em prática tudo o que o Evangelho nos pede com ainda mais amor.

Finalmente, para os que desejarem continuar aprofundando seu relacionamento com Deus Pai dia após dia, recomendamos escutar os “3 minutos para Abba – um impulso diário para conhecer, honrar e amar o Pai Celestial.”

Podem encontrá-lo nestes links (em espanhol):

[1] Uma maneira de honrar o Pai Celestial seria rezando ou cantando o Ofício a Deus Pai: https://www.youtube.com/watch?v=M30xBHq-jZU&t=6s

Baixar PDF