Eu quero

Mt 8,1-4

 Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

 

 A fé do leproso desencadeia a compaixão e o desejo de salvar do Senhor. Essa é uma verdade que devemos assimilar profundamente. O Senhor quer curar; o Senhor quer salvar; o Senhor quer chamar todos os homens para o Reino de Seu Pai; o Senhor quer purificar todo homem de sua lepra, seja ela corporal ou espiritual. “Eu quero”, disse Jesus ao leproso, “fica limpo”.

Portanto, tudo depende de nossa fé. O Senhor nos lembra disso repetidas vezes e tantas partes da Sagrada Escritura falam da importância da fé! Portanto, devemos nos perguntar: Como podemos aumentar a nossa fé, como ela pode se tornar tão grande que o Senhor seja capaz de realizar tudo o que Ele quer?

Por um lado, devemos orar com perseverança para que nossa fé cresça, como os discípulos que pediram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé” (Lc 17,5). Outro ponto para fortalecer nossa fé é meditar em tudo o que Deus já fez em nós e por nós: quantas vezes ele interveio em nossas vidas; quantas vezes nossas orações foram ouvidas; de quantos perigos ele nos preservou; quão fielmente ele nos sustentou em crises difíceis!

Outro ponto fundamental para o crescimento na fé é a gratidão. Não é suficiente lembrar o que o Senhor fez por nós, embora isso também seja importante e muitas vezes o esqueçamos. Mas é somente agradecendo pelo que recebemos que podemos nos conscientizar da realidade em sua dimensão plena. Nesse contexto, vale a pena lembrar a passagem do Evangelho que nos diz que apenas um dos dez leprosos que o Senhor curou voltou para dar glória a Deus (cf. Lc 17,11-19).

Cada experiência com Deus, se a entendermos corretamente, serve para aprofundar nossa fé, porque cada uma delas nos ensina como Ele se preocupa conosco e como estamos sempre envolvidos naquele “eu quero” que Ele pronuncia em nosso favor. Entrar no “Eu quero” de Deus por meio da fé significa abrir as portas para que Ele aja em nós e por meio de nós.

Portanto, a fé não é importante apenas para nossa própria salvação, mas também para a obra que Deus deseja realizar em toda a humanidade. Aqui está mais um motivo pelo qual devemos orar e nos esforçar para aumentar nossa fé.

No Evangelho de hoje, o Senhor ordena que o leproso vá até o sacerdote e faça sua oferta de acordo com a Lei de Moisés. Dessa forma, Jesus queria mostrar àqueles que o olhavam com desconfiança que ele estava agindo de acordo com a Lei e que, portanto, não havia motivo para suspeitar dele.

Esse gesto do Senhor foi muito sábio, embora talvez não tenha tido o efeito desejado sobre eles. Mas Jesus estava lhes fazendo uma oferta, como se dissesse: “Vejam, Eu ajo em continuidade com a Lei”.

Com esse gesto, o Senhor também nos dá um exemplo de como lidar com pessoas que não nos entendem ou que nos veem com suspeita. Tentemos nos fazer entender, mesmo que isso não pareça fazer muito sentido. E se não formos ouvidos e nossas explicações não forem aceitas, então sempre nos resta a oração.

Baixar PDF