EM VOSSA BONDADE, ENVIASTES OS PROFETAS

“Em Vossa bondade, enviastes os profetas para trazê-los de volta ao caminho reto, mas quantas vezes Vosso povo não ouviu suas palavras, mas perseguiu e matou Vossos enviados!” (Hino de Louvor à Santíssima Trindade).

Nosso Pai fez tudo para conduzir Seu povo ao caminho da salvação. Mas a história de Israel mostra uma e outra vez como se desviaram. Era difícil para eles serem diferentes dos povos ao seu redor.

Mas Deus havia escolhido Israel para ser o povo que pertencesse somente a Ele e que, por sua existência, desse testemunho do Senhor do céu e da terra e da sabedoria de Suas leis e preceitos.

Nosso Pai havia cedido ao desejo deles, dando-lhes reis para governar o Povo. Mas, com exceção de alguns, os reis não viviam como agradava a Deus, nem guiavam o povo para praticar o bem.

Então, a bondade de nosso Pai procurou uma maneira de trazer o Povo de volta ao caminho reto. Então, Ele enviou os profetas. Eles vieram para admoestar o povo, lembrá-lo do que o Senhor havia feito por ele e mostrando-lhe o que Ele os havia chamado para serem.

Mas a sorte dos profetas era difícil. Aqueles que eram verdadeiros profetas – ou seja, os que proclamavam a Palavra do Senhor – muitas vezes se deparavam com corações obstinados e falsos profetas, que só anunciavam o que o rei e o povo queriam ouvir. Eles sofreram hostilidade e rejeição, e até mesmo perseguição até a morte.

Antes de sua Paixão, nosso Senhor Jesus Cristo disse estas palavras sobre a obstinação de Israel: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados!” (Mt 23,37).

O que mais nosso Pai podia fazer diante desse grande endurecimento? Como Ele podia conquistar o coração deles e fazê-los entender o quanto os amava?

Ele não desistiu! Seu amor é inesgotável!