ELES NÃO ENTENDERAM QUE EU OS ESTAVA CURANDO

“Ensinei Efraim a andar, carreguei-o em Meus braços, mas eles não entenderam que Eu os curei”. (Os 11,3). 

O Pai e Seu povo escolhido… Que história de amor multifacetada! Nos versículos de ontem, ouvimos que, quanto mais Deus os chamava, mais os filhos de Israel se afastavam Dele e se voltavam para os ídolos. 

Hoje, o Senhor lamenta o fato de que eles não entenderam seu amor e terna afeição. Deus queria curá-los, mas eles não entenderam…  

Como isso pode acontecer? 

Para responder a essa pergunta, devemos ter em mente que já no Paraíso o homem foi enganado pelo Maligno, que lhe deu uma falsa imagem de Deus. Ele o fez acreditar que Deus o estava privando de algo bom e importante, a saber, o conhecimento do bem e do mal (Gn 3,4-5). Dessa forma, a imagem de um bom Pai, que dá a seus filhos tudo o que eles precisam para sua vida no tempo e na eternidade, foi distorcida.  

Até hoje, o Inimigo continua a trabalhar nesse engano, para que as pessoas não tenham a verdadeira imagem de Deus diante de seus olhos e em seus corações. Nem mesmo com a vinda de Jesus ao mundo a verdadeira imagem de Deus, como o Pai amoroso que sempre nos ama, despertou em todas as pessoas. O demônio ainda consegue obscurecer essa imagem e, na pior das hipóteses, distorcê-la para que se torne o oposto.  

Qual é o remédio para esse mal? 

Temos que internalizar a verdadeira imagem de Deus como Jesus a transmitiu a nós, meditando profundamente nas passagens relevantes das Sagradas Escrituras. Temos que nos livrar de todas as mentiras e enganos que ainda permanecem dentro de nós sobre o nosso Pai, venham de onde vierem. Podemos pedir a Ele mesmo a graça de conhecê-Lo como Ele realmente é.  

Deus, que carrega Seus filhos nos braços, quer ser conhecido. Em um nível objetivo, é uma grande ofensa ao seu amor desconfiar dele em nosso coração e dar ouvidos aos sussurros do Inimigo, que nos impedem de responder ao seu amor como na verdade deveríamos. Nunca demos ouvidos a essas vozes que querem nos afastar de Deus! Em vez disso, vamos rejeitá-las com determinação. 

Caso contrário, não apenas ofenderemos a Deus em Seu amor por nós, mas também nos impediremos de nos tornarmos pessoas mais amorosas, permanecendo presos a uma imagem falsa – ou pelo menos muito imperfeita – de nosso Pai Celestial. 

Vamos meditar nas maravilhosas palavras que Deus fala por meio do profeta Oséias. Elas não são apenas para o povo de Israel, mas para todas as pessoas que Ele ensina a andar e que Ele quer curar.