A paciência de Deus

Is 1,10.16-20

Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal!  Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.

Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.  Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

Deus nunca deixa de chamar as pessoas à conversão. Até hoje Ele continua a fazê-lo! Ele envia seus mensageiros para lembrar e advertir as nações da importância da conversão e de viver de acordo com ela. Neste chamado, o Senhor sempre tem em vista os mais desfavorecidos, aqueles que mais precisam de ajuda e que facilmente caem no esquecimento. Nós, homens, tendemos a esquecer estes últimos; Deus, por outro lado, não o faz. Ele vê a necessidade e responde com compaixão, ao mesmo tempo em que nos lembra aos homens de agir da mesma forma.

Em contraste com o comportamento perverso e pecaminoso de Sodoma e Gomorra, temos a constante disposição de Deus para perdoar. Esta é uma das características mais maravilhosas que se pode encontrar. Através dele, podemos ter um vislumbre do Coração de Deus, que permanece aberto ao homem mesmo quando ele perdeu seu caminho e pratica o mal. O perdão é uma oferta constante do amor de Deus.

Qual realidade humana poderia nos ajudar a compreender melhor a magnitude do amor e do perdão de Deus? Talvez o que mais se assemelhe a esta atitude básica de Deus seja o amor de uma mãe, que permanece ao lado de seu filho, mesmo quando ele está se desviando.

Precisamos desse amor divino tanto hoje quanto no tempo de Sodoma e Gomorra, aquelas cidades viciosas nas quais o julgamento de Deus acabou recaindo. Deus não quer que fiquemos em um estado que tem conseqüências deploráveis. Ele não o quer para nossa vida pessoal nem para a vida pública.

Então o que nosso Senhor pode fazer para que os homens não pereçam eternamente e para que, mesmo nesta vida, não tenham que suportar as conseqüências de suas más ações?

Antes de tudo, vemos a paciência de Deus. Ele nunca se cansa de chamar os homens através de Seu Filho, cuja voz ressoa especialmente através da Igreja.  Ela é e deve ser a escola na qual as pessoas aprendem a fazer o bem, na qual encontram a autêntica voz de Deus, na qual a família se fortalece para que ela, por sua vez, se torne uma escola para fazer o bem.

A Igreja também deveria ser a voz profética na esfera pública, chamando as pessoas à conversão. Neste sentido, é importante que o pecado seja apontado como pecado, pois Deus oferece ao homem a possibilidade de conversão, ao mesmo tempo em que o faz ver sua má ação.

Se o pecado não é mais chamado pelo nome, a voz profética emornece e deixa o homem e a sociedade na letargia do auto-engano, cujo despertar pode ser muito amargo.  Lamentavelmente, com o passar do tempo, podemos nos acostumar ao estado de pecado, de modo que não nos parece mais tão grave, ou mesmo, no pior dos casos, o vemos como algo positivo.

Mas a paciência de Deus não pode ser abusada e o tempo de conversão não pode ser postergado, como nos mostra a leitura de hoje.

Então, o que Deus pode fazer quando os homens e as nações simplesmente não querem se converter, mas continuam amontoando pecado sobre pecado e não aceitam a oferta de perdão de Deus nem atendem ao chamado à conversão?

Às vezes Deus não tem outra escolha senão enviar advertências, que podem ajudar um ou outro, mas nem sempre levam a uma mudança real e duradoura.

Deus então se volta para aqueles que já ouviram seu chamado. A estes, ele os exorta a cumprir ainda melhor sua vontade e a colocar suas vidas inteiramente a seu serviço. O Papa Pio XII disse uma vez: “Tremendo mistério, e nunca assaz meditado: Que a salvação de muitos depende das orações e dos sacrifícios voluntários, feitos com esta intenção, pelos membros do corpo místico de Jesus Cristo, e da colaboração que pastores e fiéis, sobretudo os pais e mães de família, devem prestar ao divino Salvador.” (Encíclica Mystici Corporis Christi, 43)

Aqui damos outra olhada no mais profundo do coração amantíssimo de Deus. Ele não faz prevalecer a justiça segundo a qual o homem e todo povo devem colher o que semearam; mas Sua misericórdia o impele agora a convidar os Seus ­–aqueles em quem Seu amor já pode operar e crescer–, a fazer ainda mais, a amar mais, a praticar obras espirituais de misericórdia em reparação pelas transgressões dos outros, e a pedir perdão em seu nome. É o Espírito do Senhor que nos impele a realizar isso, pois Ele mesmo morreu na cruz por nossos pecados, sofrendo vicariamente por nós.

Vemos, então, que Deus usa todos os meios para chegar até nós homens, e enviou até mesmo Seu próprio Filho, para que os homens pudessem obter o perdão por seus pecados Nele.

Um grande problema em nosso tempo, que infelizmente está se tornando cada vez mais difundido, especialmente nos países europeus, é a cegueira em relação ao que é o pecado. Não poucas vezes, a importância é dada apenas a uma determinada categoria de transgressões, reais ou supostas, por exemplo, poluição ambiental, falta de tolerância, certos comportamentos antidemocráticos, etc…

Por outro lado, os pecados realmente graves, que têm conseqüências terríveis mesmo para as gerações futuras, não são sequer considerados pecados, mas são aplaudidos. Por exemplo: o aborto, outros desvios morais, a relativização e o apoio de formas de vida perversas, etc.

O que mais o Senhor pode fazer nestas circunstâncias?

Aqui estaríamos entrando em um campo que normalmente não é acessível para nós. Não conhecemos os caminhos que Deus tem para levar tudo a um bom termo. Só podemos manter esta certeza: Deus não quer a morte do pecador (Ez 18,23), Deus não quer destruir nenhuma nação. Seu amor esgota todos os recursos para alcançar o homem! No entanto, o homem, por sua vez, deve aceitar a oferta de Deus e não se fechar até a morte.

Coloquemos no coração de nossa Mãe Maria nosso profundo desejo de que nós mesmos, assim como os outros, possamos responder sinceramente ao chamado de Deus à conversão. No início desta meditação eu havia mencionado que o amor de uma mãe é talvez a realidade humana que mais se assemelha ao amor misericordioso de nosso Pai Celestial. Isto se aplica ainda mais à Mãe de Deus, que aceitou Seu amor mais do que qualquer outra criatura! Ela conhecerá caminhos para chegar aos corações, que nós ignoramos.