Venho para que me conheçam

“Os missionários têm falado e continuam a falar de Deus na medida em que eles mesmos me conhecem, mas Eu lhes digo novamente que não me conhecem como sou. É por isso que vim para que me conheçam como o Pai de todos os homens.” (mensagem do Pai à irmã Eugênia Ravasio)

Aqui o Pai expõe uma das razões pelas quais Ele mesmo quer se dar a conhecer à humanidade por meio da Madre Eugênia Ravasio. É evidente que a verdadeira imagem do nosso Pai ainda não penetrou suficientemente nas almas dos homens. O demônio garantiu que uma imagem imperfeita, distorcida e falsa de Deus perdure, inclusive nos cristãos que já seguem o Senhor.

Recordemo-nos que na tentação de nossos primeiros pais no Paraíso, a serpente lhes transmitiu uma imagem falsa de Deus, levando o homem a se afastar Dele.

Por isso é tão importante que leiamos e internalizemos as palavras da Mensagem do Pai continuamente, na qual Ele declara o Seu amor por nós. Existem também inúmeras passagens na Sagrada Escritura que nos falam do amor do Pai. E, certamente, o diálogo íntimo com Nosso Senhor Jesus Cristo, em quem o Pai está (Jo 14,10), será particularmente importante para corrigirmos as falsas imagens que ainda podemos ter Dele.

Os pais do deserto que levaram uma vida de profunda intimidade com o Senhor, recomendam repetir a palavra de Deus várias vezes para que penetre na alma profundamente. Devemos colocar este conselho em prática, se pode nos ajudar a acolher o amor do nosso Pai mais intimamente.

Poderíamos, por exemplo, escolher as palavras do profeta Jeremias abaixo, ou outra citação apropriada, guardando-as repetidamente no nosso coração, como a Virgem Maria o fez (cf. Lc 2,19). Assim podem converter-se para nós como numa oração do coração e penetrar nas profundezas do nosso ser:

“Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor.” (Jr 31,3)