Orar pela propagação da Palavra do Senhor

2Tes 2,16-3,5

Nosso Se­nhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu consolação eterna e boa esperança pela sua graça, consolem os vossos corações e os confirmem para toda boa obra e palavra! Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja estimada, tal como acontece entre vós, e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque nem todos possuem a fé.

Mas o Senhor é fiel, e ele há de vos dar forças e vos preservar do mal. Quanto a vós, temos plena certeza no Senhor de que estareis cumprindo e continuareis a cumprir o que vos prescrevemos. Que o Senhor dirija os vossos corações para o amor de Deus e a paciência de Cri­sto.

Queremos nos concentrar nas palavras da leitura de hoje que nos exortam a orar pela propagação da Palavra do Senhor. Infelizmente, devemos constatar que em muitas partes do mundo o anúncio do Evangelho está se tornando cada vez mais fraco. E se a Palavra de Deus não mais desafia as pessoas e as chama à conversão, se não mais as instrui e guia, perde a sua força. Portanto existe um perigo crescente de que a Palavra seja explorada para validar o estado em que o mundo se encontra ao invés de corrigi-lo. Mas então, quem abraçará a fé? A santa Palavra de Deus seria reduzida a uma palavra meramente humana, que pode até se tornar um obstáculo para que o Senhor possa falar conosco e que não nos conduz a Ele.

Como pessoas de fé, não devemos fechar os olhos nem ignorar o ajustamento doentio ao espírito do mundo que está ganhando espaço em nossa Igreja. Trata-se de fato de um grande perigo à propagação do Evangelho. Se o espírito de discernimento não for aplicado suficientemente, corremos o risco de nos ajustarmos à mentalidade do mundo, enfraquecendo, assim, o impacto da Palavra de Deus de modo considerável.

Hoje em dia nos deparamos com o perigo crescente de que, seguindo as tendências modernistas que estão presentes na Igreja já há algum tempo, não é mais ela que penetra neste mundo como fermento na massa, mas se deixa impregnar pelo mundo, com seus frequentes desvios da verdade. Não obstante, tais tendências são totalmente contrárias ao ensinamento da Sagrada Escritura: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.”  (Rm 12,2).

Tomemos como exemplo uma afirmação essencial do Evangelho que nos faz ver muito claramente qual é a missão da Igreja para a qual o Senhor enviou Seus discípulos ao mundo inteiro, para anunciar precisamente esta mensagem a todos os povos: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

Ninguém pode mudar estas palavras do Senhor! São tão essenciais que tudo o mais deve ser regido em conformidade a elas. Relativizar estas palavras seria adulterar a Palavra de Deus e privar as pessoas da salvação que lhes é oferecida na Pessoa de Cristo.

Quando entramos em diálogo com pessoas incrédulas, somos chamados a tentar anunciar a mensagem da salvação na sabedoria do Senhor. Podemos contar com a ajuda do Espírito Santo para isso!

Nossa missão é a mesma quando as pessoas estão presas a certas ideologias, além de que talvez possamos fazê-las enxergar os erros nos quais caíram.

Quando encontramos pessoas de outras religiões podemos tentar reconhecer o que o Espírito de Deus já tocou em suas vidas e encontrar uma ligação que possa nos servir como ponto de partida para lhes transmitir o Evangelho. No entanto, cometeríamos um grande engano se começássemos a acreditar que todas as religiões são, por si mesmas, um caminho que leva a Deus.

A Palavra de Deus e a doutrina autêntica da Igreja nos preservam de tais erros, que se não forem corrigidos objetivamente, podem levar a uma traição da fé verdadeira. Cada um é convidado a conhecer o caminho de Deus; e nós, fiéis, fomos encarregados pelo Senhor de o dar a conhecer de todas as maneiras possíveis. Ninguém pode mudar isso!

Se queremos levar a peito a exortação de São Paulo à comunidade de Tessalônica, pedindo-lhes que rezem para que a Palavra do Senhor avance com rapidez, devemos hoje em dia incluir e enfatizar que a Palavra de Deus seja anunciada aos homens sem alterações e em toda a sua dimensão e significado.

Baixar PDF