NOVENA A DEUS PAI – 5º Dia: “Vinde, Pai amado, habitar em nós!”

Pai amado, vosso Filho nos prometeu no Evangelho:

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.” (Jo 14,23)

Pai, não queremos apenas vos convidar, mas clamamos de todo o coração: Vinde a nós! Senti-vos em casa em nós! Queremos preparar-vos uma morada aonde podeis viver. Vinde e não demoreis, ficai para sempre.

Isto é o que também quereis nos dar a entender quando nos dizeis repetidamente que desejais estar conosco.

Já naquela época caminhastes com vosso povo Israel. Depois não só nos enviastes vosso Filho no seio da humanidade, mas também quisestes que Ele mesmo se fizesse homem a fim de estar bem próximo a nós.

E ainda mais: Nos destes a Vós mesmo como alimento em vosso Filho. Nele estais presente nos tabernáculos de nossas igrejas. Portanto, a mensagem que temos que entender é que Vós quereis estar em nosso meio e também morar em nossos corações.

Na Mensagem que confiastes à Irmã Maria Eugenia Ravasio, Vós relatais:

“A obra desta Terceira Pessoa de Minha Divindade é feita em silêncio e muitas vezes o homem não a percebe. Todavia para Mim é um meio muito apropriado para não só estar no tabernáculo, mas também na alma de todos aqueles que estão em estado de graça… para ali estabelecer o Meu trono e ali morar continuamente, como um verdadeiro Pai que ama, protege e assiste ao Seu filho. Ninguém pode imaginar a alegria que sinto quando estou a sós com uma alma.”

Portanto, Pai, é através do Espírito Santo que vindes a nós. Quereis descansar em nosso coração e este se converterá no local de vosso descanso. Lembro-me aqui, Pai amado, da Virgem Maria: nela descansastes, não é verdade?  Poderíamos dizer que ela foi como vosso “Shabbat”, o vosso “sábado”, o dia do vosso descanso?

Pai, mesmo que por vossa misericórdia possamos viver em estado de graça, nosso coração ainda não está purificado suficientemente. Toda pessoa quer oferecer uma casa limpa a um hóspede querido. As mulheres, em particular, prestam muita atenção a isto. E isto é ainda mais importante quando se trata de preparar uma morada para Vós, nosso Hóspede divino.

Mas em vosso caso é diferente: quando nos enviais o Espírito Santo, Ele purifica nosso coração. E Vós sabeis que, por nós mesmos, por mais que nos esforcemos, não somos capazes sequer de limpá-lo adequadamente. O pecado e suas consequências estão por demais enraizados em nós.

Mas Vós, Pai, cuidais de tudo e socorreis nossa fraqueza para que possamos receber o Espírito Santo mesmo que não sejamos perfeitos.

Sendo assim, não nos preocupemos desnecessariamente! Vosso Filho nos deu apenas uma preocupação: “Buscai primeiro o Reino de Deus” (Mt 6,33). Isto sim, querido Pai, é o que queremos vos prometer com firmeza: fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que possais habitar em nós com alegria.

Como ireis vos sentir em nossos corações?

Esperamos não vos esquecer, esperamos lembrar sempre que Vós estais presente e manter um diálogo íntimo convosco. Por favor, recordai-nos constantemente!

Sabemos que sois muito gentil conosco e que não vos impondes a nós. Sabemos que nos cortejais e lutais pelo nosso amor, mas não nos forçais.

O que podemos fazer para que não sejamos tão esquecidos? Pedirei ao Espírito Santo, nosso Divino Amigo, que me lembre de pensar em Vós.

Fazei-me sentir o vazio e a frieza do meu coração quando me esquecer de Vós, de forma que possa voltar ao meu interior e, ali, vos encontrar. Ali, aonde estais, está a paz verdadeira.

E então, Pai amado, poderei sair novamente, não para me dispersar, mas sim para anunciar a vossa paz e convidar os homens a abrirem as portas de seus corações a Vós.

Acredito que isto vos agradaria, porque quereis realizar a obra de vosso amor em todas as almas.